top of page
  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram

EXPLORE NOSSO BLOG

REMAPEAMENTO DE ECU – O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Aqui estão algumas coisas que você deve ter antes de mapear/remapear um carro.



 


Matemática


você precisa ter um conhecimento razoável de matemática e de como usar uma calculadora científica à medida que se envolve mais. Ao final deste guia você saberá o que significa 14x(1-2,373 elevado a 0,263)/A ao quadrado x (B + 460), agora não se preocupe, irei dividir isso em cada parte da equação mais tarde. e não é tão complicado quanto você pode pensar, dito isso, ajudaria se você soubesse por que há partes da equação dentro de ( ) e o que significa “elevado à potência de”




Condição e componentes do carro

para desenhar um mapa é necessário compreender em que condições se encontra um carro, quem o conduz e para que finalidade e quais são os seus problemas mecânicos. Um carro de 20.000 milhas poderá ser mapeado mais do que um carro de 80.000 milhas, desde que tenham uso diário idêntico, pois a condição interna do motor será melhor.


Quais componentes compõem o carro, não apenas quantos cilindros e seu total de cc, mas você precisa saber se é injeção mecânica, common rail, pressão de combustível variável, injeção direta, tem turbo bypass mecânico ou elétrico, tem EGR ou DPF entre outros.




Mapas dentro de ECUs


Quais mapas estão realmente dentro da ECU, pode haver 6 ou muitas centenas, você precisa saber qual mapa é na verdade o “mapa limitante”, por exemplo, quando há 6 mapas em um sistema básico, um desses mapas será o mapa limitante, geralmente é o “mapa de torque”, mas nem sempre, pode ser o “mapa de temperatura do combustível”. Portanto, você precisa saber quais mapas você realmente possui e quais limitam os outros antes de poder ajustá-los corretamente.



Química


sim, você precisa ser química para ser um sintonizador de alta qualidade, você estará lidando com o efeito da altitude na qualidade do ar, o efeito da temperatura na densidade do ar, a queima de combustíveis e a quantidade de gases produzidos, o efeito da compressão gases e como a temperatura aumenta tanto pela compressão quanto pela expansão. Que gases podem ser usados ​​para ajudar “ganhos” e o que causa “perdas”, como podemos usar essas coisas para melhorar o nosso mapa sintonizado.





Conhecimento de informática


No Excel você precisa ser capaz de escrever fórmulas para multiplicação e divisão de células, você precisa ser capaz de mapear células, formatar números e definir bordas, texto e cores de células e, claro, copiar e colar funções.


Por que? Bem, você vai começar fazendo contas em mapas inexistentes para entender as mudanças e cálculos necessários para fazer essas mudanças, então você vai vincular um mapa a outro mapa e ver como as mudanças em um afetam outro mapa.


Notepad ++, este não é o Notepad, é uma versão diferente que permitirá abrir e converter arquivos em diferentes extensões de arquivo.





Editor hexadecimal


Editor Hex, você precisará saber o que é “HEX” para poder começar a entender qual idioma está dentro da ECU. Isso o ajudará quando você tiver um problema, não é algo que você precisará até muito mais tarde neste guia e por no momento em que eu apresentá-lo você terá o conhecimento básico para usá-lo.




Software de ajuste


Software de ajuste, desde o ECM Titanium fácil de usar até o WinOls mais difícil . Fácil de usar não significa que seja o que você deve usar. Embora o ECM tenha sido projetado para ser um programa fácil de usar, ele realmente não deve ser usado além do nível de treinamento. Explicarei mais tarde por que digo isso.



WinRar e ou 7-zip, pois você enviará arquivos pela internet.


E-mail e, adicionalmente, um programa de transferência de arquivos como “Nós transferimos”, porque seu arquivo compactado será muito grande para ser enviado por e-mail ou seu antivírus bloqueará o arquivo compactado, pois pode conter um vírus!! ! Bem, é assim que os vírus são transmitidos por anexos de e-mail, para que eles não olhem para o arquivo, apenas vejam um arquivo compactado e digam “ah, não, é ruim” e bloqueiem-no.




Programa de leitura de ECU, combinado com uma ferramenta de leitura de ECU .


Você precisa conectar seu computador à ECU, geralmente através da porta OBD de 16 pinos, porém muitas ECUs precisam ser removidas do veículo e desmontadas, dentro há uma porta de programação que é apenas uma linha de almofadas douradas de cerca de 1 mm de diâmetro ao qual você precisa se conectar. Então você vai precisar de 2 ferramentas, uma para uma conexão OBD e outra para uma conexão direta à ECU, então você vai precisar do software para operar cada ferramenta e precisa saber como usar este software e salvar o arquivo que você li da ECU para que você possa trabalhar nisso.




Cadeira e mesa confortavel

Você precisa de uma boa bancada com tampo de madeira, de preferência com tampo de cor clara para que você possa encontrar todos os parafusos que retirou e como pode ser necessário retirar um chip da placa para poder ler o chip principal que você precisará encontrar


isso depois. Uma cadeira confortável, é importante sentar na altura correta para seu banco e você ficará lá por algumas horas, então se não for a cadeira certa você terá dores no pescoço e nas costas, talvez tantas que você decida “ isso basta, já chega por hoje” em vez de “sim, acabou”



Lupa

Bem, você precisa de uma lupa para poder olhar na ECU e ler qual é o pino 1 e uma boa fonte de luz, eu uso uma lupa telescópica com um tubo de luz embutido, ela é montada na extremidade da bancada e posso puxá-la na minha frente ou afastá-lo em um segundo para não ter que procurá-lo e deixar cair o que estou segurando.


Ah, e vale a pena comprar uma ferramenta chamada “terceira mão”, geralmente é uma base de metal com alguns clipes aleatórios, o que permite que você segure algo imóvel enquanto segura a solda em uma mão e um ferro de solda na outra.




Fornecimento de resistores de 1k e 10k

Então você quer um suprimento de resistores de 1k e 10k, um punhado de capacitores, pessoalmente tenho buffers quádruplos, transmissores canbus e muito mais, há uma lista completa no Apêndice de Equipamentos no final deste guia, mas custa cerca de £ 25 para todos estes itens e você os tem para que, SE precisar deles, não pare o que está fazendo e dirija até a cidade.




Ferramentas para soldar

Você precisará de uma boa seleção de ferramentas, as ECUs normalmente ficam bem escondidas, exigindo a remoção de muitas peças para chegar até elas antes de removê-las.


Então você precisará de uma estação de trabalho de solda adequada com temperatura controlada com um soprador de ar quente e um ferro de solda de ponta sólida. Você também precisará de uma “caneta de fluxo”, que precisa ser um fluxo “ROSIN” para ajudar em qualquer soldagem que você fizer, então você precisará de um limpador para remover o fluxo antigo e a solda antiga.


Uma faca afiada para raspar qualquer cobertura, então você precisa de algumas pinças de formatos diferentes e um alicate de ponta fina para não queimar os dedos…


Então agora você vê que o clone Kess V2 de £ 200 em http://www.cardiagtool.co.uk/ não era uma maneira tão barata de fazer esse trabalho!




Habilidades de remapeamento de ecu

Além da remoção da ECU (quando necessário, quando uma leitura do OBD não é possível), você também precisará realizar verificações mecânicas antes mesmo de começar a pensar em remapear esta ECU. Os sensores precisam ser verificados, limpos ou substituídos, trocados o óleo, o filtro de ar substituído, a carcaça do filtro de ar modificada, o coletor de admissão limpo, a aba EGR apagada, a remoção do filtro DPF, o filtro do cárter substituído e modificado, a lista continua e essas coisas precisam ser feitas antes de qualquer Se forem feitas alterações no mapa, você nunca poderá mapear um carro porque ele tem um problema. Muitas vezes vejo que um mapa foi feito com exclusão de DPF porque o carro tinha um problema de DPF. Tudo o que isso fará é mascarar os códigos de falha, a ECU ainda estará lidando com a falha e seu mapa não estará fazendo seu trabalho porque a ECU terá um mapa que ignora os sinais de saída reais.


Além disso, você precisará de um estabilizador de bateria e de uma fonte de alimentação de bancada.




Fonte de alimentação de bancada

Sua fonte de alimentação de bancada será necessária para alimentar uma ECU removida de um carro para permitir o acesso aos blocos de programação, você precisa de 12 ou 24 volts dependendo do que normalmente tem e eu recomendo uma fonte de 2 amperes, na realidade você precisa de cerca de 0,5 a 0,75 amperes para alimentar uma ECU, no entanto, se você usar uma fonte de 1 A, isso pode fazer com que você “bloqueie” a ECU (o termo “tijolo” refere-se ao fato de que agora só é útil como um tijolo para impedir o carro de rolar a colina) isso ocorre porque uma fonte com classificação de 1 A terá uma classificação de eficiência em uma fonte de alimentação barata em torno de 10% THD, o que significa que fornecerá entre 0,9 e 1,1 A em sua faixa normal de temperatura operacional, mas espere na sua garagem e já passaram 3 graus durante a noite e agora são 10 da manhã, a unidade de energia estará fora de alcance e pode fornecer apenas 0,6 amperes, então sua ECU está fria, então agora precisa de mais energia, então em vez de 0,75 amperes ela precisa de 20% a mais, então isso é 0,9 amperes e você acabou de desligar sua ECU, se estiver no meio da leitura ou, pior, no meio da gravação, é um tijolo. Então, por que 2 amperes e não 5 amperes? Bem, você tem uma ECU aberta e seus fios de conexão a ela, solte um fio com 5 amperes e ele se transforma em um soldador portátil, faíscas voam e a ECU é um tijolo, a 2 amperes, o que é realmente 1,6 amperes, ela deve sobreviver a qualquer curto-circuito que você fizer.




Estabilizador de bateria

Então, o que é um estabilizador de bateria? Bem, quando a porta do seu carro está aberta, a ignição da bateria está perdendo volts, pois pode levar 30 minutos para ler ou escrever uma ECU com muitos volts, sua queda cai para um tijolo de ECU baixo e ruim, por que não usar um carregador de bateria? Bem, estes fornecem corrente, e a corrente danificará a interface do seu computador, nunca use cabos de salto em outro carro ou bateria, se o cabo escorregar, isso causará um pico no sistema, reforço de bateria ... não, estes são projetados para um impulso curto e acentuado, não para um consumo lento e constante . Se você não tiver escolha, um carregador de bateria de 2 A é o último resultado, geralmente vendido em lojas locais como Argos ou Halfords como “manutentores de bateria”, eles não produzirão corrente suficiente para danificar coisas, mas não são confiáveis, pois não o farão. manter um nível, eles apenas irão liberar um pouco de energia, de modo que, à medida que as coisas ligam e desligam (você precisará ligar e desligar a ignição várias vezes), a tensão aumentará e diminuirá, isso causará pelo menos um erro. fornece um “erro de ativação”, que é uma situação de não leitura.



Primeiras impressões:


Tenha uma série definida de coisas para fazer durante todo o processo.


Meu primeiro teste inclui dirigir o carro para ter certeza de que não há nenhum defeito, verificar se todas as luzes funcionam, verificar se as travas remotas das portas funcionam, o assento aquecido e muito mais.


A condição mecânica trata da verificação de que todas as coisas mecânicas estão ok, faça uma verificação dos sensores, você precisará de um scanner genérico para ler os códigos de falha ECY. Você deve verificar se todos os sensores do motor estão funcionando corretamente, testar com o motor desligado, com o motor em marcha lenta e depois mantido em 3500 rpm por 30 segundos.




 

CURSO E.A.D Programação Automotiva / MR-NITRO




68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page