Quem pensar em ganhar potência e torque no motor do seu carro, pensa primeiro no "Programador de Centrais Automotivas", o programador de centrais tem sido uma opção muito procurada em oficinas mecânicas. Com isso eu lhe pergunto:
Você sabe o que um profissional programador faz?
- Vamos esclarecer algumas dúvidas e explicar melhor.
O sistema de injeção
Antes de começarmos a falar sobre o programador de centrais, é importante falarmos sobre o sistema de injeção dos carros. Todos os veículos lançados atualmente são equipados com injeção eletrônica com o objetivo de oferecer melhor rendimento do motor e diminuir a emissão de gases poluentes.
O sistema de injeção conta com três grupos de componentes. São eles:
sensores: esses são responsáveis por verificar pressão, velocidade, temperatura e proporção dos reagentes na queima do combustível;
central de informações: é responsável por controlar todas as informações dos veículos, gerenciando o funcionamento do motor a partir das informações enviadas pelos sensores — é nela onde toda a reprogramação é feita;
autuadores: são os responsáveis pela alimentação e queima do combustível no motor e alguns exemplos são injetores de combustível, bomba de combustível, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha de arrefecimento — também trabalham a partir das informações enviadas pela central.
Programador de centrais
O programador de centrais, todos os componentes que citamos acima são modificados com o objetivo de aumentar o torque do veículo e sua potência. Esse serviço recebe vários nomes, como reprogramação de ECU, recalibração de ECU, remapeamento de ECU, remap, entre outros.
A reprogramação é feita a partir de um software com um computador conectado ao sistema do veículo e é específico para cada marca e modelo. O primeiro passo é acessar a central de registro de dados da injeção eletrônica do veículo (ECU) e entender como está funcionando no modo original.
Depois de analisadas as condições, é feito o reajuste neste software para se adequar à utilização e escolha do motorista. Existem vários modelos desse tipo de software disponíveis no mercado, então cabe ao mecânico pesquisar e escolher a melhor opção para seu dia a dia de trabalho.
Atenção! É preciso ficar atento a cada modelo de carro ao utilizar o programador de centrais. O ideal é que o mecânico se especialize para saber exatamente até onde pode modificar cada veículo para não prejudicar outros componentes, como o câmbio.
É importante informar que essas mudanças não se aplicam aos carros carburados. Ou seja, os modelos mais antigos não aceitam o uso do programador de centrais. O serviço é exclusivo para carros injetados.
Equipamentos auxiliares
O programador de centrais utiliza equipamentos exclusivos para se realizar tais serviços como SCANER AUTO (linha leve, médio e pesada), leitores de MPC/EEPRON por meio da conexão OBD ou PINAGENS, existem também alguns outros equipamentos ou acessórios que proporcionam mudanças no veículo.
Lutando para chegar a esse patamar ...