top of page
  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram

EXPLORE NOSSO BLOG

DPF/EGR OFF – O que são e por quê desligar?


O que é “DPF”? Por quê desligar?

O “DPF” do inglês, “Diesel Particulate Filter”, ou “Filtro de partículas de Diesel”, é um filtro desenvolvido para remover as partículas de diesel dos gases de escape dos veículos. Quando o filtro chega em aprox. 45% de saturação, os diversos sensores do DPF tomam a decisão de acionar a “regeneração ativa”, onde é injetado um aditivo ao filtro e feita a combustão da fuligem acumulada. Também existe a “regeneração passiva” do filtro. Esta geralmente ocorre em trechos mais longos de rodovia, onde os gases de escape estão mais quentes, e fazem por si só a queima da fuligem acumulada no filtro. Veja abaixo um exemplo gráfico básico do sistema de escapamento da nova Ford Ranger 3.2, equipada com DPF:



Por quê desligar?


A maioria de nossos clientes procuram os nossos serviços de desligamento do DPF para a utilização de escapes diretos em camionetes Diesel (coisa impossível de se fazer sem remover o DPF, uma vez que o veículo entra em ‘modo de proteção’). No entanto, o principal motivo para se fazer uma remoção do DPF seria a falha do mesmo, onde o veículo se encontra neste ‘modo de segurança’, com o filtro ineficiente e a luz de emergência acesa no painel, indicando a troca imediata necessária.

Neste caso podemos fazer a reprogramação da central de injeção (ECU), desligando os sensores e todas as funções do sistema de DPF, sem que haja necessidade de troca. Isso permite a instalação de um cano de “DPF Delete” (cano direto sem o filtro), ou então -para reduzir custos- apenas a remoção do ‘miolo’ do DPF. Isso vem a ser muito vantajoso, uma vez que um filtro DPF pode chegar a custar vários milhares de reais nas concessionárias


O que é “EGR”? Por quê desligar?


A Válvula de “EGR” -do inglês, “Exhaust Gas Recirculation”, ou “Recirculação dos gases de Escape”-, é uma válvula desenvolvida para reduzir a emissão de NOx (óxido nitroso) nos motores diesel e gasolina, reutilizando uma porção dos gases de exaustão na admissão do motor. Veja abaixo uma ilustração do funcionamento da válvula:


Por quê desligar?


A válvula EGR é basicamente um corpo-borboleta acionado pela central de injeção (ECU). Com o passar do tempo a mesma pode gerar um acúmulo de fuligem do escape e vir a falhar, causando o mau funcionamento do veículo e até uma pane no motor.

Os gases reutilizados através da válvula contem partículas que contaminam o óleo do motor, o que pode reduzir a vida útil do conjunto; fazem com que o motor funcione mais quente, menos econômico, e com maior consumo de combustível; do que poderia funcionar sem a válvula em ação.


FONTE: www.strikebrasil.com

137 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


VIVIANE AUTOCAR
Aug 26, 2022

ótimo matéria!


Like
bottom of page